Daer fechará 3 retornos na Faixa Velha de Camobi; entenda

Daer fechará 3 retornos na Faixa Velha de Camobi; entenda

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Perto da Cia das Lonas, retorno será fechado hoje. A alça deveria ser feita sobre o terreno com grama (à esq)

Os motoristas que passam pela duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509 ou Avenida Prefeito Evandro Behr) ficaram surpresos com cones sinalizando e fechando um dos retornos perto do Pé-de-Plátano nesta terça-feira. É que o Daer começou a instalação de defensas metálicas (guard rails) para trancar os dois retornos no Pé-de-Plátano e outro perto da Cia das Lonas e da antiga fábrica Berleze, devido à falta das alças de retorno (espécies de braços fora do leito da rodovia para permitir que os veículos façam a manobra com segurança, podendo aumentar a velocidade até entrar de volta na pista principal). É isso mesmo: apesar de a duplicação do último trecho de 4,3 km ter sido entregue em dezembro de 2018 pelo então governador José Ivo Sartori (MDB), a duplicação da Faixa Velha nunca foi 100% concluída.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na época, só foram construídas três alças de retorno: em frente ao Cemitério Santa Rita, perto dos blocos da Base Aérea e em frente ao loteamento Ouro Verde, pouco antes das lombadas eletrônicas. Já nos outros três pontos, no Pé-de-Plátano e perto da Cia das Lonas, as alças ficaram só no papel.


No Pé-de-Plátano, dois retornos começaram a ser trancados na terça (26)Foto: Vinicius Becker


Em 7 de setembro de 2021, a coluna noticiou que o Daer precisava de mais de R$ 1 milhão para indenizar os donos dos terrenos nos três locais para poder construir essas alças. Mas, na época, o Estado informou que não tinha esse dinheiro disponível e que não pretendia fazer esses retornos. Houve casos de carretas e caminhões que ficaram trancados neles, parados no meio da pista, pois não havia espaço suficiente para fazer a curva e retornar, o que bloqueou a Faixa Velha por vários minutos e poderia ter provocado graves acidentes. Na época, o Daer colocou placas proibindo que caminhões, ônibus e carretas usassem esses retornos, permitindo só para veículos leves e curtos.


Agora, segundo o engenheiro do Daer em Santa Maria Paulo Rosa, donos desses imóveis a serem desapropriados teriam procurado o Ministério Público, que acionou o Daer. A autarquia informou que, diante de não haver previsão de verbas para indenizar os donos dos três terrenos nem de construir as alças, decidiu agora bloquear os três retornos inacabados para garantir a segurança viária e evitar acidentes.


Segundo Rosa, ontem os trabalhos começaram a ser feitos, e hoje, os três retornos devem ser totalmente bloqueados com defensas metálicas. Isso deve causar indignação dos motoristas. Para quem vai do Centro para Camobi e usava o retorno perto do Berleze, agora terá de ir até o loteamento Ouro Verde, pouco antes da Igreja do Amaral, para retornar. Já quem sai do Cemitério Santa Rita ou do Bairro Pé-de-Plátano e quiser ir para o Centro, também precisará ir até o retorno do Ouro Verde. Já no sentido Camobi-Centro, com o bloqueio do retorno do Pé-de-Plátano, será preciso andar mais e retornar em frente ao Cemitério Santa Rita.


Agora, só com pressão política sobre o Daer para as alças serem construídas.Não há previsão alguma de quando os retornos serão liberados, o que vai causar muitos transtornos aos motoristas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Limpeza de reservatórios pode afetar abastecimento de água em três bairros de Santa Maria nesta quarta Anterior

Limpeza de reservatórios pode afetar abastecimento de água em três bairros de Santa Maria nesta quarta

Suspensa licitação do transporte coletivo de Santa Maria, que era prevista para 2 de setembro Próximo

Suspensa licitação do transporte coletivo de Santa Maria, que era prevista para 2 de setembro

Deni Zolin